quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Programas do Estado para a Juventude

http://www.sejd.gov.pt/?pg=programas


Segue-se uma lista de Actividades na área não formal e informal que favorecem a participação activa dos jovens, valorizando as experiências participativas desenvolvidas nos meios em que os jovens se movimentam.


CAMPOS DE FÉRIAS E DO TRABALHO - CAMPOS DE TRABALHO INTERNACIONAIS

É um programa de mobilidade e intercâmbio, promovido pelo IPJ, dirigido a jovens residentes no território nacional e estrangeiros, com idades entre os 18 e 30 anos, que visa proporcionar o contacto com diversas realidades sócio-culturais ao nível mundial. Poderão candidatar-se a este programa entidades promotoras e grupos informais, que pretendam realizar campos de trabalho e que preencham os requisitos necessários, devendo para isso preencher o formulário disponível em http://juventude.gov.pt/Portal/Programas/CamposFeriasTrab/ e posteriormente entregá-lo numa Delegação Regional do IPJ.
Os jovens interessados em participar deverão dirigir-se aos Serviços Centrais do IPJ ou a uma Delegação Regional, consultar a lista de campos disponíveis, preencher o formulário para o efeito, fazendo o download do mesmo, que se encontra, igualmente, disponível no Portal acima referenciado.


PROGRAMA FÉRIAS EM MOVIMENTO

É um programa destinado a ocupar os tempos livres nos períodos de férias, através da prática de diversas modalidades desportivas, ateliês, informática, fotografia e ainda ateliês de pintura e cerâmica entre outras actividades lúdico-formativas; existem campos residenciais e campos não residenciais
Os campos residenciais destinam-se a jovens com idades entre os 15 e os 18 anos, tendo uma duração máxima de 14 noites e mínima de 6 noites.Os campos não residenciais destinam-se a jovens dos 8 aos 10 anos e a jovens dos 11 aos 15 anos, tendo uma duração máxima de 15 dias e mínima de 5 dias.As inscrições poderão ser feitas através da Internet ou em qualquer Delegação Regional do IPJ.
Ainda no âmbito do Programa Férias em Movimento, o IPJ celebra protocolos com as entidades organizadoras devidamente tituladas por alvará (a emitir pelo IPJ de acordo com o Decreto-Lei nº 304/2003, de 9 de Dezembro e respectivas Portarias Regulamentares), após apresentação do projecto e respectiva aprovação.

Quem se pode candidatar:
1) Associações inscritas no Registo Nacional das Associações Juvenis (RNAJ);
2) Grupos Informais de Jovens;
3) Clubes Desportivos, Associações de Modalidade e Federações Desportivas;
4) Outras entidades privadas, desde que não tenham fins lucrativos.


HEMICICLO - JOGO DA CIDADANIA

Este jogo é dirigido a todos os jovens estudantes do ensino secundário ou equivalente e consiste na criação e desenvolvimento de um processo de debate democrático, onde os jovens de uma forma simples e divertida defendem causas, propõem medidas e soluções através do jogo.
http://juventude.gov.pt/Portal/Programas/ProgHemiciclo/TemaDocumentos/


OTL - PROGRAMA DE OCUPAÇÃO DOS TEMPOS LIVRES (para jovens)

É um programa criado a pensar nos tempos livres de Verão, que pretende proporcionar a participação dos jovens em projectos ligados a áreas como o ambiente e/ou protecção civil, apoio a idosos e/ou crianças, cultura e/ou património, combate à exclusão social, saúde e outros de reconhecido interesse social.
Este programa está estruturado em 4 períodos com a duração de 10 dias cada, durante os meses de Julho e Agosto:
O IPJ paga uma bolsa horária, um seguro de acidentes pessoais e no final do projecto os jovens terão direito a um certificado de participação a ser emitido pela Delegação Regional do IPJ da área de residência.
http://juventude.gov.pt/Portal/Programas/OTL/


PRIME JOVEM - PROGRAMA DE APOIO À INICIATIVA EMPRESARIAL JOVEM

O PRIME JOVEM é tutelado pela Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto e está enquadrado no âmbito do III Quadro Comunitário de Apoio da Comissão Europeia. O Sistema de Apoio a Jovens Empresários - PRIME JOVEM, disponibiliza aos jovens com idades compreendidas entre os 18 e os 35 anos, um conjunto de instrumentos e acções destinados a estimular, promover e reforçar a capacidade das suas iniciativas empresariais.
http://juventude.gov.pt/Portal/Programas/PrimeJovem/


INOV-JOVEM - JOVENS QUADROS PARA A INOVAÇÃO NAS PME

Tal como já foi referido aqui no nosso blog, este é um programa desenvolvido no âmbito do Plano Tecnológico, que apoia a inserção, em pequenas e médias empresas, de jovens com idade até aos 35 anos, com qualificações de nível superior em áreas críticas para a inovação e o desenvolvimento empresarial.
1) A promoção de estágios profissionais, complementados ou não por formação, em que é comparticipada a bolsa de estágio e incentivada a posterior contratação;
2) O apoio específico à celebração imediata de contratos individuais de trabalho.


PROGRAMA ESPECIAL DE VOLUNTARIADO JOVEM NA SAÚDE

Este programa tem como objectivo a implementação do conceito da cidadania, através da participação voluntária de jovens estudantes, estimular acções de solidariedade geracionais, promover a humanização dos serviços de saúde, facilitar a inserção dos doentes nas unidades hospitalares, apoiar os utentes e respectivos acompanhantes e familiares na admissão e permanência nos mesmos.
Este Programa realiza-se nas Urgências das Consultas Externas do SNS (Serviço Nacional de Saúde) ou nas Unidades de Saúde (Hospitais e Centros de Saúde) e destina-se aos estudantes do Ensino Superior, público ou privado, das áreas da Saúde e das Ciências Sociais.
Os jovens interessados em participar neste Programa devem fazer as suas inscrições sempre nos primeiros 10 dias de cada mês, até ao final de Maio do decorrente ano.
Os jovens voluntários terão as seguintes contrapartidas:
1) Ressarcimento de despesas de alimentação e transporte, para um mínimo de 2horas/dia e 50horas/mês, no montante de 100 Euros/mês;
2) Seguro do voluntário;
3)Seguro de responsabilidade civil;
4) Cartão jovem gratuito;
5) Condições especiais em cursos de informática da Fundação para a Divulgação das Tecnologias de Informação;
6) Certificado único, assinado por todas as Entidades Parceiras, onde constem os objectivos do Programa e as actividades desenvolvidas.
http://juventude.gov.pt/Portal/Programas/SNSJovem/#entreb


PROGRAMA JUVENTUDE

O Programa Juventude é um novo programa comunitário que entrou em vigor em Maio de 2000, destinado a jovens com idades compreendidas entre os 15 e os 25 anos (jovens dirigentes, formadores, animadores de juventude e técnicos desta área podem também participar em determinadas Acções).
Permite-lhes a participação em intercâmbios, estabelecer projectos por iniciativa própria, em diversas áreas de intervenção, trabalhar num projecto sem fins lucrativos no estrangeiro, enquanto voluntários e por um período que pode ir até um ano.
Os objectivos do programa são os seguintes:
1) Promover a contribuição activa dos jovens na construção europeia, através da participação em intercâmbios transnacionais, na Comunidade ou em países terceiros, aprofundando a compreensão da diversidade cultural europeia, bem como os seus valores fundamentais comuns, apoiando deste modo a promoção do respeito pelos Direitos do Homem e a luta contra o racismo, o anti-semitismo e a xenofobia;
2) Reforçar o sentido de solidariedade, através de uma maior participação dos jovens em actividades transnacionais ao serviço da colectividade, na Comunidade ou em países terceiros, em especial aqueles com os quais a Comunidade tenha celebrado acordos de cooperação;
3) Incentivar o espírito de iniciativa e o espírito empresarial, bem como a criatividade dos jovens, para lhes permitir desempenhar um papel activo na sociedade, favorecendo ao mesmo tempo o reconhecimento do valor de uma experiência de educação não formal adquirida num contexto europeu;
4) Reforçar a cooperação na área da juventude, promovendo o intercâmbio de boas práticas, a formação de animadores/monitores de jovens e o desenvolvimento de acções inovadoras a nível comunitário.
Para mais informações poderás consultar: http://juventude.gov.pt/Portal/Programas/ProgramaJUVENTUDE, ou dirigires-te à tua Delegação Regional do IPJ.


PROGRAMA JOVENS CRIADORES

O Programa Jovens Criadores resulta de um protocolo entre o Instituto Português da Juventude e o Clube Português de Artes e Idéias e tem como objecto a gestão do concurso Jovens Criadores, que anualmente permite a candidatura e promoção de jovens com trabalhos de criação artística em áreas como as artes plásticas, dança, design de equipamento, design gráfico, fotografia, joalharia, literatura, moda, música, vídeo e multimédia.
Este programa é destinado a jovens de nacionalidade portuguesa ou residentes em território nacional, com a idade limite de 30 anos à data do final do ano em concurso, que poderão apresentar-se individualmente ou em grupo, nos projectos colectivos admitem-se concorrentes com idade até 35 anos, sempre que a média de idades do grupo não ultrapasse os 30 anos.
http://juventude.gov.pt/Portal/Programas/ProgJovensCriadores/.


Com tantas oportunidades não temos motivos para não investir no nosso futuro...

Sem comentários: