quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Programa Nacional de Juventude

http://programanacional.juventude.gov.pt/


Segundo Dr. Laurentino Dias, Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, como já foi referido, o Programa Nacional de Juventude 2007-2013 é que um desafio para os jovens e entidades envolvidas na prossecução de “politicas” e medidas de e para a Juventude, assim como um debate amplo e construtivo.
Na senda do Programa do Governo, entendeu Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto “…dotar a juventude Portuguesa dos instrumentos necessários para uma activa participação e intervenção social e cívica”.
Ambiciona-se um debate alargado a todo o País, do norte a sul, do interior ao litoral, do continente às ilhas, desta forma recolhendo experiências e opiniões que constituirão uma mais valia na construção e melhor prossecução desta política.
Entre outros assuntos, pretende-se, com esta iniciativa, abordar temáticas ao nível social que constituem o universo de preocupação dos jovens, relacionadas com a educação, a cultura, o emprego, a saúde, a habitação, sem, contudo, descurar a experiência europeia prosseguida sobre estas e outras matérias, ponto de partida e chegada para um encontro de identidades e afirmação de diferenças.
Assente em princípios democráticos e de cidadania, pretende-se que o Programa Nacional de Juventude seja o mais alargado possível ao nível das ideias e participação.
Objectiva-se que esta iniciativa seja útil e traga benefício aos Jovens portugueses e que se transforme num espaço que consiga activar uma relação de cumplicidade, para que, com o sucesso, se consiga construir um melhor Portugal.

O Programa Nacional de Juventude, tem o seu enquadramento no Programa do XVII Governo Constitucional e nas Grandes Opções do Plano, e acolhe as prioridades nacionais já definidas para o novo Quadro Comunitário de Apoio, que se propoe reforçar as várias medidas sectoriais ao nível da qualificaçao e da qualidade de vida das populaçoes, em particular os jovens.

O Programa Nacional de Juventude será, por isso, o instrumento político de referencia, que o Governo pretende executar nos próximos anos, envolvendo todas as entidades públicas e privadas com relevância na área da Juventude, num claro desejo aglutinador de esforços, vontades e procura de resultados.

O Programa Nacional de Juventude pretende também, de forma descomplexada e com o intuito de beneficiar da aprendizagem da experiencia que constitui o trabalho já desenvolvido pelos nossos parceiros internacionais, e designadamente ao nível da Uniao Europeia, concentrar a acçao pública, rentabilizando recursos e disponibilidades, num país onde muito há ainda a fazer em prol da Juventude.

É verdade que, em resultado de uma realidade juvenil nacional muito heterogénea, há ainda informaçao e conhecimento a recolher para construir um conceito mais reflectido, em funçao das necessidades nacionais e locais, e mais participado por todos os parceiros deste sector, incluindo todas as áreas relevantes do Governo.

Só assim, o Programa Nacional de Juventude cumprirá a sua finalidade de liderar uma política de Juventude transversal, intersectorial e global, nao excluindo ninguém que, com responsabilidade e seriedade, queira contribuir para uma verdadeira responsabilidade social de todos os agentes, incluindo as entidades privadas e, em especial os movimentos associativos juvenis e os seus órgaos representativos.

A estrutura do Programa Nacional de Juventude obedecerá a um esquema de desenvolvimento faseado, participado e descentralizado, sendo de priorizar as seguintes acçoes:
1) Diagnóstico da populaçao juvenil portuguesa – Realizaçao de um estudoinformativo e estatístico;
2) Site interactivo e informativo do Plano Nacional de Juventude;
3) Realizaçao de Seminários Temáticos e de Jornadas de Juventude nacionais e internacionais;
4) Realizaçao do Congresso Nacional da Juventude em Braga.

Assim, os objectivos globais e específicos a atingir sao:
Proceder a um actual e rigoroso diagnóstico da realidade e dos principais problemas da populaçao juvenil portuguesa;
Contribuir para a definiçao dos vectores transversais prioritários da Politica Nacional de Juventude.

Sao 9 as grandes Áreas de Intervençao do Programa, suportados em sectores de relevo estratégico para a Juventude:
1) Voluntariado
2) Cultura
3) Criaçao e Inovaçao
4) Emancipaçao Jovem
5) Estilos de Vida dos Jovens
6) Associativismo e Participaçao
7) Portugalidade e Identidade
8) Politica Europeia de Juventude
9) Ambiente

É uma lista imensa, os parceiros desta iniciativa.


Vamos consultar no portal os Estudos, as Jornadas de Juventude, os Seminários, os Contributos e a Agenda do Programa Nacional de Juventude...Vale a pena!

Sem comentários: